12 de janeiro de 2012

Coisas da minha terra

Coisas da minha terra (Escrito na sequência da última convulsão militar no nosso país).

No meu país (se é que ainda mantenho o direito constitucional de ser Guineense, pois há sempre quem ma queira retirar, por, pecado dos pecados, estudar, trabalhar e investigar fora) mata-se e morre-se.
Dizem-nos mais uma vez, que não se passou nada de especial, que a situação está controlada, que é um mero problema entre militares. Alguns parecem acreditar. A mim irrita-me. Irrita-me que, mais uma vez eu e o meu povo sejamos tratados como crianças e deficientes mentais. Penso para comigo, onde é que já vi este filme? Os maus actores do costume, as ditas listas com os nomes do costume, as intervenções do costume. Tudo básico, tudo nojento.
Também a mim, se levantam dezenas e dezenas de interrogações (partilho algumas):
1. O que é que aconteceu realmente? Qual foi o objectivo? Quem ganha com a retida de cena de mais umas quantas pessoas? Quem é que detém o verdadeiro poder militar na Guiné-Bissau? Com a prisão do Bubo, qual vai ser o papel do seu corpo de fuzileiros e restantes militares da Marinha? Qual é o papel do batalhão de Mansoa? Que é feito dos outros militares em prisão domiciliária?
2. Qual é o papel da polícia de intervenção rápida na sociedade? Serão polícias com missões reguladas pelas leis da república ou serão milícias (de quem?) sujeitas à impunidade?
3. O meu país tem um presidente da república? Há alguém que o substitui? Não dei conta. Em toda esta confusão não ouvi uma palavra do Presidente ou do Presidente interino. O povo não merece.
Em qualquer país decente, o cidadão tem o direito de saber de que doença sofre o seu presidente da república e em que medida isso afecta as suas responsabilidades constitucionais. No meu país não. É normal o secretismo sobre a saúde do presidente.
4. O meu país tem um governo e um PM? Que eu saiba, e os juristas que me corrijam, o governo tem o dever de zelar pela segurança e bem-estar da sua população. Coisa que, definitivamente, não tem acontecido. Num país normal, a esta hora, os ministros da Defesa e da Administração Interna já se teriam demitido ou teriam sido convidados a sair do governo. No meu país não. Ainda serão promovidos ou no máximo irão para uma outra pasta governamental.
5. O governo tem algum controle sobre os militares?
6. O poder judicial existe? Onde anda o PGR? Num país decente, ou conseguia fazer algo, ou demitia-se.
7. Qual é o papel da comunidade internacional? Para que serve a UNIOGBIS? Para a manutenção do status quo e de uns quantos empregos do pessoal do sistema das NU. Qual é o papel de Angola em toda esta história?

Tenho saudades de uma outra Guiné.

Eu sou do país de Carlos Lopes, Joaquim Silva Tavares (Djoca), Bernardino Cardoso, Domingos Simões Pereira, Henrique Rosa, Magda Robalo, Hélder Vaz, Fortunato Barros, Augusta Henriques, Manecas Costa, Tabanka Djaz, Carlos Cardoso, Djamila Cabral, etc, etc ( meros exemplos, deixando de fora, com toda a certeza, imensos quadros no país e na diáspora) e que projectam todos os dias a Guiné-Bissau.

Tenho saudades do tempo em que tínhamos ministros que não nos faziam passar vergonhas. Gente com capacidade trabalho e pensamento. Pergunto-me todos os dias para quando um partido político de jeito no meu país, com pensamento, com estratégia, com planos e sonhos? Não tenho paciência para politiquices e procura de tachos. Conseguiu-se banalizar a política e os políticos. Toda a gente passou a achar que tinha competência para ser no mínimo ministro!

No meu país a incidência da pobreza extrema é de 33% e a mortalidade de crianças com menos de 5 anos de idade é das mais altas do mundo (193/1000 nados-vivos)!O nosso Hospital Central é o Hospital Simão Mendes. E anda toda a gente a dizer que estamos a avançar!

Tenho saudades da pujança do INEP, da Editora Escolar, das Escolas 17 de Fevereiro e Tchico Té, da zona industrial de Brá, da fábrica do Nhaye, do leite blufo, das compotas de bolama, da Escola de música José Carlos Shwarz, etc, etc.

O que é que nos resta enquanto povo?
Tenho saudades do futuro.

A.Casimiro
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Coisas da minha terra"

Enviar um comentário